segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Alimentos da sorte!

Todo mundo tem aquele ritual na ponta da língua para a grande virada do ano.
Além dos amuletos e das famosas simpatias
- usar roupas brancas, jogar flores no mar e pular as sete ondinhas
– a comida também está associada a essas crendices, pois se acredita que
certos alimentos podem atrair sorte, dinheiro, amor e paz. Mas há também os que devem ser evitados a fim de afastar o mau-olhado. Se podem dar resultado durante o ano, isso ninguém sabe. Na dúvida, não custar saborear alguns ingredientes e dar um chega pra lá no azar.
Peixes e Carnes
Diz a tradição que se deve evitar carnes de animais “que ciscam e jogam a terra para trás” e optar pelos animais mais corajosos. Frango e peru ficam de fora do cardápio. Eles significam atraso de vida. Melhor mesmo é preparar uma receitinha com peixe, considerado um mensageiro da boa sorte. Aqueles que vivem escondidos e entocados - garoupa e badejo - saem da mesa e dão espaço para os considerados “heróicos”, que navegam bastante, entre eles, bacalhau esalmão.
Pelo grande número de ovas que produzem, os peixes também representam fecundidade e abundância. Por este motivo, os chineses nunca o comem inteiro, pois as sobras representam a fartura para o dia seguinte.
Assim como os peixes, o porco também é um animal capaz de gerar muitos filhotes e representando prosperidade. Já o carneiro indica o reinício da vida. Muitas pessoas consomem sua carne para terem vitalidade e alcançarem sonhos e objetivos.
Frutas e Grãos
As frutas também são importantes na ceia de Ano Novo. As que têm muitos caroços são as preferidas. Há muito tempo se acredita que comer romã pode proporcionar riqueza por conta de aglutinar grãos. A fruta nativa da Pérsia também tem o poder de combater o ódio e a inveja. Se a intenção é trazer prosperidade, o mais indicado é comer doze bagos da uva. Algumas pessoas preferem comer a quantidade correspondente ao número da sorte. Seja qual foi a quantidade, as uvas sempre devem ser verdes.
Folha de Louro, Acelga e Alho-poró
Quem quer afastar o mau-olhado e ainda atrair dinheiro, nada melhor do que folhinhas de louro. Mas não é para come-la, mas sim guardar pelo menos uma na carteira durante o ano. Já acelga e o alho-poró podem ser empregados em saladas. Suas cores e disposição das folhas simbolizam a continuidade da vida e evolução positiva.
Obs: Acelga e alho - poró sõ excelentes para atrair energias positivas.
Champanhe.
Não dá para começar o ano sem uma boa taça de champanhe, bebida que simboliza expectativas, esperança e muito sucesso. Dar três pulinhos com uma taça cheia na mão é sinal de sorte. E se por acaso achar a rolha depois que estourar, é bom guardá-la. Você terá muito dinheiro em 2007!
Obs:O champanhe está ligado com sucesso
e esperança.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA