.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sardinha escabeche na panela de pressão

Além desse prato ficar delicioso a sardinha tem um papel importantíssimo para o nosso organismo.

A sardinha contêm ômegas, um tipo de gordura essencial para o organismo, faz bem para a saúde. Ainda mais se o alimento possuir os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9, nas quantidades corretas. A sardinha é uma campeã nesse quesito: como alguns pescados de águas mais frias, tem todos os ômegas na proporção ideal, além de ser uma fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D - nutrientes essenciais para a boa nutrição.
Os benefícios desse peixe, um dos mais baratos do mercado, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. De acordo com estudo do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, nos Estados Unidos, a gordura da sardinha é capaz de diminuir a tendência para processos inflamatórios e dolorosos, como as dores de cabeça.

"Duas sardinhas, duas a três vezes por semana, são suficientes para se obter os benefícios", recomenda a nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan. A forma mais comum de consumo é a sardinha em lata. Mas também é possível encontrá-la fresca, em feiras, supermercados e peixarias.

Ao optar pelo consumo do alimento fresco, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para termos certeza de que estamos comprando sardinha fresca. "O aspecto geral do peixe precisa ser brilhante e de cores bem vivas, o corpo e a pele devem estar firmes, e a carne vermelho-escura e macia ao toque. Quando a carne fica mole é sinal de que o peixe não está fresco. Pressione o peixe com os dedos, se deixarem marcas, desista da compra. Os olhos do peixe também devem ter aspecto brilhante, tanto a parte clara transparente, quanto a pupila negra", ensina Anna Aslan. Limpo e enxuto, o peixe pode ser conservado no freezer, em casa, por até seis meses. Latas de sardinha fechadas e dentro do prazo de validade podem ser guardadas por cerca de um ano em lugar fresco e sem luz, a uma temperatura média de 180C. Depois de aberta a lata, o conteúdo precisa ser consumido em dois dias, desde que mantido em geladeira e em recipiente fechado.

Ingredientes:
- 1 kg de filé de sardinha
- 2 cebolas
- 1 tomate
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 2 colheres (sopa) de óleo (ou azeite)
- 1/2 xícara de vinagre
- 4 dentes de alho amassadinhos
- 3 folhas de louro
- 1 ramo de salsinha
- sal e pimenta a gosto.

Preparo:
Fazer uma "cama" na panela de pressão com uma cebola cortada em rodelas. Colocar as sardinhas e cobri-las com os demais ingredientes, finalizando com o óleo e o vinagre. Levar ao fogo e, quando começar a ferver deixar mais 20 minutos e apagar o fogo. Abrir a panela só quando estiver totalmente fria, de preferência no dia seguinte. É uma ótima entrada que pode ser servida com pão italiano e se conserva na geladeira por 15 dias. Não pode ser congelada.

20 comentários:

Mari Azevedo disse...

Que delícia essas sardinhas, Bete! Aqui em casa estamos numa fase peixe-frango, buscando uma alimentação mais saudável... e esta é uma opção muito boa!
Bjo grande...

Rose disse...

oiiiie...achei seu blog...e roubei a sua receita de abobrinhas que eu amo de todos os jeitos...grande beijo...prometo voltar!!!

Luciana disse...

Poxa... me deu água na boca e saudade. Aqui em Porto Alegre é mais difícil encontrar sardinha. Quando eu vou ao Rio minha mãe compra na feira e faz maravilhosamente bem. Eu cresci comendo sardinha.
Bjos, Lú.

Adriana disse...

Estou indo pra cozinha fazer essas sardinhas ., espero que fiquem tão lindas qto as suas.
Bjs.,

Mamão com açucar disse...

Esta receita é tudo que vinha procurando sobre sardinhas há muito tempo!!!!!
Adorei e vou fazer com certeza!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

kaio disse...

vou tentar fazer meu namorado vem pdindo a tempos vou fazer espero que todos aqui gostem....bjbjbjbj

Bia disse...

gente , eu fiz esta sardinha , quando li o que todo mundo comentou eu fiquei na duvida ,sera que é bom mesmo , mas fui ate a feria e comprei as sadinhas , GENTE FICOU UMA DELICIA , E OLHA QUE EU SU MUITO ENJOADA PARA COEMR PEIXE , MAS ESTA SADINHA EU AMEI ATE A MINHA FILHA AMOU A SADINHA , VOU FAZER TGODA SEMANA !!! BEIJOS PESSOAL

Anônimo disse...

[url=http://www.pi7.ru/main/3106-nikita-dzhigurda-ogolilsya-na-plyazhe-v-yurmale.html ]транзитная виза. Германия [/url]
Ведь я женщина-Овен. а он Скорпион.Гороскопы тут ни при чём,раньше я их не читала.Встречаемся возле 6 лет,замуж зовёт-я боюсь.Триллер отдыхает! У САМЫХ КАССОВЫХ и слезливых мелодрамм забирают оскары!Вот такие отношения.Позже.читая гороскопы,я нашла много общего(ещё страшнее)!Что же будет далее?

Anônimo disse...

gostei muito da tua receita! aqui en casa só faço comidas saldavel. yoko

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso e facil adorei a receita!!

Domy Marques disse...

obrigada, sou aposentada, e graças a essa receita, que esta ajudando no meu orçamento....... moro na praia, e perto do portinho, aonde compro a sardinha, e peixe bem baratinho,entao faço escabeche, que virou meu carro chefe (hehehe)

Flávia Bittencourt disse...

Eu e meu marido adoramos scabech e esse na panela de pressão fica divino!!!!! Maravilhoso

Flávia Bittencourt disse...

Eu e meu marido adoramos scabech e essa na panela de pressão é maravilhosaaa!!!muito bom mesmo bjos

Anônimo disse...

Fantástica essa receita...E prática.

Anônimo disse...

A receita é muito boa e fez muito sucesso aqui em casa. Muito obrigada!

Fatima Vidal disse...

Foi tudo de bom este domingo.Meu marido resolveu cozinhar e escolheu esta sardinha escabeche na pressão. Ficou maravilhosa.




Anônimo disse...

Essa receita de escabeche de sardinha me lembra o tempo de infancia,quando minha mãe preparava e eu me deliciava,ela aprendeu com a mãe da Húngria

Um vaso, nas mãos do oleiro.... disse...

Olá gente,

Fica a dica esta receita de sardinha tambem ótima pra colocar no recheio de torta de liquidifcador muito mais saboraso do que se fizer com a sardinha em lata.

bernadete disse...

ola bete tenho 68 ano e nao havia experimentado uma sardinha tao deliciosa comi na casa de uma amiga e gostei muito hoje resolvi fazer mas não esta dando para esperar ate esfriar imagina até amanhã rrrrrrrrrr quanto mais se vive mais se aprende obrigada um beijo

Marlineide Dela Porte Betinelli disse...

Estava procurando essa receita. Meu marido foi comprar o que está faltando.kkkk só tenho a.sardinha! Depois conto como ficou!