segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Yakissoba


 

Yakissoba, é um prato de origem chinesa, muito popular na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakissoba japonês é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

No Brasil
É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Em São Paulo também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro "japonês", o yakisoba é vendido em locais públicos, posto em barraquinhas rodantes.

Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery.

Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero.


Ingredientes 
500g de macarrão instântaneo
½ kg de filé de frango cortado em tiras finas
4 cogumelos siitake  fatiados
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 cebola picada média cortada em rodelas
1 cenoura cortada em tiras finas
1 pimentão cortado em  finas em tiras finas
1/2 repolho picado
4 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 pires (chá ) cheio de floretes  couve flor
1 pires (chá ) cheio floretes de brócolis
1 pimentão pequeno picado em tiras finas (se desejar) 
2 embalagens de molho pronto para yakisoba                                                                

Preparo:
Cozinhe os legumes no vapor  ou  em água temperada com uma pitadinha de sal. Os legumes não devem ficar muito cozidos. Aqueça 2 colheres de óleo e refogue o filé de frango cortado. Tempere com com o shoyu e deixe cozinhar em fogo baixo. Reserve. Numa frigideira grande (que comporte todos os ingredientes), aqueça o restante do óleo e refogue a cebola e o gengibre. Acresente os demais vegetais e refoque por uns 3 aminutos. Junte o frango, o molho de yakisoba e o macarrão. Sacuda a frigideira para misturar bem. Sirva quente.

Obs.:O macarrão deve ser o último ingrediente a ser  cozido. Seu cozimento é rápido, leva apenas 4 minutos e deve ser cozido em bastante água fervente.

Molho caseiro para yakissoba
1 cebola grande ralada.
500 ml de água fria

1 colher  (sopa) de amido de milho

1 pedaço (do tamanho do polegar) de gengibre para ralar

1 vidro de shoyo

1 colher ( sopa )de manteiga de amendoim


 Preparo:Coloque uma colher de manteiga de amendoim para esquentar com a manteiga quente, junte a cebola ralada e o gengibre ralado e deixe refogar. Após refogado junte o molho shoyo e deixe mais um tempo. Junte a água já com o amido diluído mexa sempre para não empelotar. Espere engrossar e deligue o fogo. 

Rendimento para 500 g de macarrão

Fonte da receita do molho:
Site Tudo de Gostoso


Para os chineses, comer não é apenas uma atividade social e corriqueira, mas a base da sua cultura.  

O princípio do yin e yang se aplica também à culinária. No preparo dos pratos é importante sempre buscar o equilíbrio entre temperatura, sabor, aroma, cor, textura, consistência. Na mesa dos chineses costumam aparecer verduras, sopas, pastas ou pães, aves, peixes, frutos do mar ou carnes cozidas em diferentes técnicas. Saiba sobre o assunto  no Blog Taichirajá

   Taichirajá 

4 comentários:

Fla disse...

Eu adoro e acho super fácil de fazer né?
Beijos

Marta Benicá disse...

Olá, passei para conhecer seu blog e suas receitas e adorei suas idéias, tem fotos lindas. Estarei sempre por aqui. Um abraço, Marta.

Anônimo disse...

Ou sou louca ou não sei o que é comida japonesa,ops Chinesa que foi introduzida no Japão. Tenho família que mora em Bastos,onde tem muitos imigrantes japoneses e com tradições tipicas, sem falar na minha família. Não fale desse macarrão, é igual por um monte de molho deixando uma sopa....afff é cada coisa.kkkkkk

Denise Ferreira - Ateliê Oficina do Açúcar disse...

amooo yakissoba, fiz 1 vez apenas e deu super certo e ficou saborosíssimo..

tenho um canal no youtube voltado ao mundo da confeitaria (oohh pecado..rs) quem tiver curiosidade de conhecer é o https://www.youtube.com/channel/UCeoLvZLxOQiTixnZaggq8uw/videos

beijos!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA