terça-feira, 23 de maio de 2023

Empadão integral de frango da Betechef

Ficou mesmo uma delícia! Lindo, maravilhoso!

Há tempos queria fazer empadão integral, hoje consegui e adorei. Ficou macio, fofinho, chega a esfarelar-se. Muito bom mesmo, a ideia  de que só porque é integral é ruim tem que acabar, basta saber fazer. Também misturei Aveia que é outra fibra e deixa sua receita muito fofinha, leve e saborosa. Além de inúmeros benefícios para sua saúde. Já é sabido que alimentos integrais são mais saudáveis e ricos em fibras, vitaminas e minerais. Tem melhores quantidades de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais como o fósforo e ferro. Estudos da atualidade têm mostrado que a inclusão de alimentos integrais na dieta pode, a médio e longo prazo, diminuir as chances de diabetes, obesidade e aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos. Pesquisas ainda apontam que, comer diariamente produtos integrais como arroz, soja e farinha, diminui o risco de desenvolver doenças como câncer e problemas cardíacos.

Recheio:
1 Kg de peito de frango
1 limão
1/2 pimentão picado
1 tomate sem pele e sem semente
2 folhas de louro
1 cubinho de caldo knorr vitalie sabor legumes 
 salsa e cebolinha a gosto


Ingredientes da massa:
1 xícara  (chá) de amido de milho (maisena) 240g
1 e 1/2  xícara  (chá) de farinha  trigo integral 360g
1 e 1/2 xícara (chá) de trigo branco 360g
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos 240g
3 gemas
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
300 g de margarina

Preparo do recheio: 
Tempere o peite de frango com  o limão e o caldo knorr vitalie sabor legumes. Coloque em uma panela de pressão, coloque todos os temperos. Leve ao fogo, deixe refogar um pouco, tampe a panela, após começar a chiar conte 15 minutos e desligue. Deixe esfriar e desfie a galinha, a seguir acrescente o creme de leite e reserve. Sempre é bom começar a receita pelo recheio que é para dar tempo de esfriar, senão a massa ficará cozida.


Preparo da massa:
Basta misturar bem os ingredientes. Divida a massa em duas partes. Forre um tabuleiro com a metade da massa, coloque o recheio reservado. Cubra com a outra parte e pincele com gema de ovo. Leve ao forno em temperatura média, até ficar dourado.


 É Bom Saber:

Caso você substitua a farinha de trigo refinada pela integral para emagrecer, saiba que o valor calórico dos dois tipos são iguais, o que difere são outros parâmetros.

Hoje falaremos da farinha de trigo, mas vale lembrar que existe uma grande variedade de farinhas, sendo as mais usadas provenientes dos cereais, como trigo, milho, aveia, centeio, cevada e arroz. Todas são excelentes fonte de energia, e seu principal nutriente é o carboidrato.

Farinha de trigo refinado
O grão de trigo compõe-se de três partes: a casca, rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras; a amêndoa, fonte de amido; e o germe, composto de proteínas e gordura.

O grão de trigo é transformado em farinha pela moagem. Nesse processo, a amêndoa é submetida à pressão até tornar-se um pó bem fino, enquanto a casca e o germe são separados.

Reparem na embalagem das farinhas de trigo as três denominações: trigo mole: bom para bolos, biscoitos e tortas; trigo médio: indicada para o preparo de pães; e trigo duro: preparo de macarrão e massas .

Farinha de trigo integral
O grão de trigo é todo transformado em farinha pelo processo de trituração dos grãos inteiros. É mais fina e escura e mais perecível que a refinada, portanto apresenta uma prazo de validade menor. Tem mais fibras e alguns nutrientes ausentes na farinha refinada.

Para um bom resultado no preparo de bolos e pães, deve-se misturar com a farinha refinada.

Veja a seguir a comparação do valor nutricional da farinha de trigo refinada e da integral em 100 gramas e comece a adotar essa composição em sua dieta.

Farinha refinada
Energia: 346
Carboidratos: 74
Gordura: 1
Proteínas: 0
Vitamina B1: 0
Vitamina B6: 0
Magnésio: 0
Selênio: 0
Zinco: 0

Farinha Integral
Energia: 339
Carboidratos: 72,60
Gordura: 1,88
Proteínas: 0,78
Vitamina B1: 0,450
Vitamina B6: 0,340
Magnésio: 138
Selênio: 2,940
Zinco: 70,70 

Autora da matéria: Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. 
 
Fonte:FolhaOnline

Um comentário:

A Paixão da Isa disse...

ficou muito bom parabens beijinhos

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA