sábado, 7 de julho de 2012

Cuscuz de Tapioca Especial da Betechf



Oi gente,
Hoje resolvi fazer um Cuscuz de Tapioca daqueles bem caprichado, estou recebendo visitas em casa. Meu cunhado, esposa e seu filhotinho Daniel que é   uma gracinha. O  Cuscuz ficou simplesmente delicioso.
Esse é o Daniel, não é mesmo uma gracinha?!!!

INGREDIENTES:
500 g de tapioca
1/2 litro leite
1 garrafinha de leite de coco (200ml)
1 lata de leite condensado
200g de coco seco ralado ou 1 coco médio ralado
1 lata de leite condensado


Preparo: 
Misture a tapioca com a metade do coco e coloque  em uma travessa ou em tabuleiro retangular médio, reserve. Junte  o leite, leite de coco e  o leite condensado  e ferva. A seguir vá despejando por cima da mistura da tapioca com coco, mexendo sempre para não encaroçar. Ao terminar tampe e abafe embrulhando em uma pano de prato ou toalha de cozinha.Quando esfriar espalhe o restante do coco ralado por cima e cubra  com  o  leite condensado ou se preferir  coloque o leite condensado apenas na hora de servir em cada porção.


É Bom Saber:
O cuscuz de tapioca é um prato originário da culinária africana com ingredientes brasileiros de origem indígena. Também é conhecido como cuscuz branco ou ainda, pudim de tapioca.

É um preparado a partir da fécula da mandioca, conhecida como tapioca. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite.

Os índios não tinham acesso ao açúcar e nem ao leite por exemplo, ambos trazidos pelos europeus. Já as africanas eram as principais responsáveis pela administração alimentar da sociedade, ou seja, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa grande, etc. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as mesmas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus.

Fonte: http://receitadodia.net

Dicas:
       Não é indicado o congelamento desta receita, pois a sua consistência pode ficar alterada.


3 comentários:

Flor de Alfazema disse...

No ano passado estive na Bahia e me deliciei com a tapioca... Eu trouxe um pacote para o Sul e fiz uma receita parecida com a tua, realmente é uma delicia..Abçs. Umdianocampo.blogspot.com

Isadora disse...

amo cuscuz! fiz outro dia um cuscuz pouco diferente com doce de leite!

é delicioso mesmo!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Obrigado pela receita. Vc é demais!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA