domingo, 7 de outubro de 2012

Arroz Integral Com Frango e Espinafre


Essa delícia ai foi o almoço de sábado aqui em casa. É uma prato simples, comida caseira, mas muito saborosa e super nutritiva. O arroz é mesclado com integral que ajuda no funcionamento do intestino e a diminuir o colesterol. ja o espinafre é rico em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça é essencial para formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão,

Como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. O alimento é indicado também para as gestantes, por ser uma importante fonte de ácido fólico.

 O ácido fólico é uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias, além de contribuir para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações.

 A hortaliça também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro.

 Ingredientes do arroz
1/2 xícara (chá) de arroz integral
1 xícara (chá) de arroz parboilizado
6 xícaras (chá) de água ( Use á água que aferventou o espinafre)
1 tomate sem pele picadinho
2 colheres(sopa) de óleo
3 dentes de alho socados
1 xícara (chá) de espinafre separado, lavadinho e aferventado
sal a gosto

Preparo do Arroz Integral
Pegue uma panela ou frigideira antiaderente sem óleo e sem tempero algum. Coloque o arroz e vá refogando até começar a saltar. Tire do fogo e reserve.

Preparo do arroz  Parboilizado e Juntando  com o integral
Pegue uma panela onde for cozinhar o arroz e coloque as duas colheres de sopa de óleo e  o alho socado. Deixe dourar levemente, adicione o arroz parboilizado e refogue bem. Adicione o tomate picadinho mexa bem e acrescente  a xícara de espinafre, mexa mais um pouco e  coloque o arroz integral reservado. Coloque 4 xícaras de água e a medida  que for secando prove o ponto. Se precisar coloque mais água. Aqui em casa o pessoal gosta de um arroz mais cozidinho. Derrepente seu gosto pode variar e você usará menos água que eu.

Nota: Não esqueça de  usar á água que aferventou o espinafre ela é rica em nutrientes.

Ingredientes do Espinafre
3 pés de espinafre 
água o suficiente para aferventá-los
uma pitada de sal
3 dentes de alho socados ou esprimidos
2 colheres (sopa) de óleo
4 ovos ligeiramente batidos
sal a gosto ou se  preferir 1/2 cubinho de knorr vitalie sabor legumes

Preparo do Espinafre:
Lave bem o espinafre  separando as folhas, tirando os talos mais grossos deixando os mais fininhos. Pegue uma panela grande. Coloque, o espinafre, uma pitada de sal e água o suficiente para dar uma rápida aferventada no espinafre. Leve ao fogo e quando começar a ferver desligue e abafe por uns 10 minutos. Escorra, esprema bem o espinafre. Reserve a água. Pique o espinafre com a faca, batendo bem sobre uma tábua em todos os sentidos. Pegue uma frigideira grande, coloque o óleo, deixe esquentar um pouco. Adicione o alho e quando começar a dourar coloque o espinafre já lavado e picadinho. Refogue bem, coloque o sal ou o knorr e a seguir os ovos ligeiramente batidos. Agora é só mexer até os ovos ficarem misturados ao espinafre. Prove o sal e pronto.





 Ingredientes para o frango
1 kg de sobrecoxas sem pele
1 limão
2 dentes de alho socados para temperar
2 dentes de alho socados para o refogado
2 colhres de óleo
1/2 xícara de água
1 tomate sem pele picadinho
1 cebola picadinha
2 folhas de louro
sal a gosto

 Preparo
Primeiro lave bem o frango e tempere com o limão, sal e os dois dentes de alho socados. Leve a panela de pressão ao fogo, coloque o óleo e deixe esquentar. coloque os dois dentes de alho socados e
deixe dourar levemente. Coloque a cebola picadinha, o tomate e as folhas de louro. Adicione a água. Tampe a panela,  e conte 15 minutos assim que a panela começar a chiar. Espere esfriar, abra a panela e verifique se é necessário dar uma apuradinha no molho ou seja deixar mais um pouquinho para que o molho encorpe mais. O resultado é o que mostra a minha foto acima. Fica muito saborosa.


3 comentários:

Minuto Reeitas disse...

Nossa que delícia! Amo Frango, tudo que for Receitas e que tenha frango é comigo mesmo. rs beijinhos

Unknown disse...


Bom dia
Uma refeição deliciosa deliciosa.
Na receita não diz, mas o frango é alourado com os segundos dentes de alho, e antes da cebola. Sim?
Isabel Milhanas

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA