quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Quiche Aberta de Espinafre com Queijo


 Uau! Ficou simplesmente deliciosaaaaaa!!! Muito gostosa mesmo, vale a pena conferir esta receita, fazer e dividir com toda a família e amigos.É uma ótima opção para o  lanche da   tarde, mas acompanhada de uma salada  verde substitui tranquilamente  uma refeição do dia. Ah, já ia me esquecendo de comentar, essa receita tirei do site do Daniel Bork do Dia a Dia,  com algumas alterações. Gosto de simplificar ao máximo minhas receitas e sempre que possível dou meu toque pessoal a cada uma delas.










Ingredientes
Para a Massa:

  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 150 gramas de margarina em tabletes (1 tablete e meio)
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal

Para o Recheio:
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 1 cebola média fatiada
  • 2  maços de espinafre escaldadas, bem  batidinhas  e escorridas
  • sal  a gosto
  • 100 gramas de queijo minas padrão ralado
  • 100 gramas de queijo branco ralado
  • 200 gramas de creme de leite
  • 2 ovos
  • finalize com salsa e cebolinha a gosto

Preparo da Massa:


Para a massa, coloque todos os ingredientes  em uma vasilha e misture bem até ficar uma massa homogênea. Em seguida, tampe a vasilha com uma toalha de prato e  deixe descansar  por aproximadamente 30 minutos. Retire a massa, abra em  uma assadeira, espalhando com as mãos. Se tiver uma   assadeira  de fundo falso, melhor ainda, pois  o resultado final de sua torta será mais bonito. Caso contrário não tem nenhum problema. Reserve.


Preparo do Espinafre:
Lave bem o espinafre separando as folhas, tirando os talos mais grossos deixando os mais fininhos. Pegue uma panela grande. Coloque, as folhas do espinafre, uma pitada de sal e água o suficiente para dar uma rápida aferventada. Leve ao fogo e quando começar a ferver desligue e abafe por uns 10 minutos. Escorra, esprema bem o espinafre.Pique o espinafre com a faca, batendo bem sobre uma tábua em todos os sentidos até que o espinafre fique bem picadinho. Coloque-o em uma peneira fina e deixe escorrer bem, apertando com um as costas de uma colher para que saia toda água do espinafre. 

Para o recheio, em uma panela com óleo refogue,   o alho e a cebola. Coloque o espinafre que já foi  bem batidinho e já esta bem  sequinjo.  Em uma tigela coloque o creme de leite, o leite, os ovos, a salsa e a cebolinha, os queijos. Tempere, bata com um fouet, acrescente o espinafre reservado e coloque na assadeira com a massa reservada. Leve ao forno moserado (180ºC) por aproximadamente 45 minutos ou até que fique bem firme e dourada.

Fonte:http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia/receita/22753/Quiche-de-Espinafre-com-Queijo-Estepe.html.

É  Bom Saber:
Alemanha e França dividem a procedência desse delicioso prato. Comum na região francesa da Alsácia-Lorena, a quiche tem origem remota no chen, uma espécie de torta alemã. 

Mas nem sempre o prato teve esse nome. Quando da sua origem, datada do século 16, na cidade francesa de Nancy, ele ainda recebia o nome de "féouse". A iguaria nada mais é do que uma torta salgada recheada com uma espécie de pudim cremoso de cebola, ovos, creme de leite fresco, toucinho, pimenta do reino, noz moscada e sal. 

Por extensão, a maioria das tortas salgadas feitas no mesmo formato passaram a levar o nome de Quiche Lorraine. Vale lembrar: a massa que envolve o recheio, chamada de "podre" ou esfarelada, recebe também na gastronomia francesa o nome de pâte brisée, quando salgada e pâte sucrée quando doce. 

Espinafre

Como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. O alimento é indicado também para as gestantes, por ser uma importante fonte de ácido fólico.

 O ácido fólico é uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias, além de contribuir para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações.

 A hortaliça também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA