terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Panetone de Liquidificador Por Betechef






O que é o Panetone?
Panetone é um tipo de pão doce recheado com frutas secas, tradicionalmente consumido em épocas natalinas.Assim como o Papai Noel e a Árvore de Natal, o Panetone é um dos principais símbolos do Natal e um dos principais alimentos tradicionais que não pode faltar na mesa dos brasileiros.

Ingredientes:
30 gramas de fermento fresco
½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite morno
1 ovo
½ xícara (chá) de óleo
1 colher(chá) de sal
600 gramas de farinha de trigo
320 gramas de frutas cristalizadas
130 gramas de uvas-passas preta

Essência de panetone e raspas de laranja a gosto

Bata os ingredientes líquidos no liquidificador até tudo ficar bem homogêneo, misture os ingredientes secos em um recipiente grande e junte os ingredientes líquidos. Depois acrescente as frutas secas e as uvas-passas até formar uma massa. A massa é pesada e deve descansar até que dobre de tamanho. Leve para assar a 170 °C por cerca de 50 minutos ou até que fique bem dourado.


Rendimento: 2 unidades + 1 panetone pequeno

Fonte da receita: http://entretenimento.band.uol.com.br

Curiosidades:

A origem do Panetone
Panetone tem origem Milanesa (Itália), porém várias histórias e até lendas explicam de diferentes maneiras a sua origem.
Segunda a lenda do Panetone, a receita do pão natalino foi criado por um padeiro chamado Toni em homenagem a uma mulher que ele amava, que era filha do proprietário do estabelecimento que Toni trabalhava. O pão adocicado ganhou gosto popular, e logo passou a ser conhecido como o "Pane di Toni", o Pão de Toni, e posteriormente Panetone.

Outra lenda da criação do Panetone, também envolve o Padeiro Toni. No entanto, essa lenda, ao invés do amor o Panetone teria sido criado acidentalmente.

No final do século I, o padeiro estava exausto pela produção de várias encomendas de pães e tortas para o Natal. O cansaço era tão grande que ao invés de colocar os ingredientes tradicionais dos pães, Toni colocou uvas passas acidentalmente. Para tentar reparar o erro, ele misturou outros ingredientes que compõem originalmente a receita e entregou com grande receio ao seu chefe. Para sua surpresa, seu chefe teria adorado essa nova receita natalina e como homenagem, teria colocado o nome da receita como Pane di Toni, ou simplesmente Pão de Toni.


Panetone no Brasil
Como já sabemos que o Panetone não é brasileiro, ele chegou no Brasil depois de muitos anos, durante a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de imigrantes italianos. Junto com os italianos, veio a famosa receita do Panetone.

No final da década de 1940, a família italiana Bauducco, a fábrica mais conhecida e tradicional no Brasil de panetones, foi uma das pioneiras na produção desse pão em terras brasileiras. Em pouco tempo a tradição entrou no gosto popular, e aos poucos o Panetone foi se tornando um alimento símbolo natalino e essencial na mesa dos brasileiros.

Fonte:http://www.verdadeirahistoria.com.br/

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA