segunda-feira, 7 de julho de 2014

Suflê de brócolis





Nesse ponto aqui, já foi cozido e refogado no alho e na cebola, também é uma ótima opção para comer com um arroz branquinho com um fio de azeite



O brócolis já gostoso por si só, mas hoje resolvi  incrementar o almoço de domingo e fiz esse belo e delicioso suflé. Não é nada difícil e até bem simples e gostoso de fazer. O suflé é de  origem francesa, este clássico garantiu seu espaço na cozinha dos brasileiros. É uma preparação leve, rápida e super fácil de fazer!
A primeira receita surgiu em meados do século XIX, e foi assinada pelo famoso Chef francês Antonin Carême. Carême é mundialmente conhecido como o “rei dos cozinheiros e cozinheiro dos reis” além de ser o fundador da haute cuisine, a alta gastronomia francesa.

O nome soufflé (soprar em francês) se dá porque o ar incorporado nas claras batidas se expande ao ser aquecido. O soufflé cresce como um bolo, porém não é muito estável. Por conta disso, deve ser assado o momento do serviço, ou como dizemos nos restaurantes, a lá minute!

Fonte: http://cooklovers.tumblr.com/


Ingredientes:

1  brócolis americano  limpo e com os floretes separados
3 colheres (sopa) de margarina becel
1 cebola picada
3 dentes de alho socados
3 gemas
1/2 de xícara (chá) de leite light
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
sal e pimenta a gosto
1 pitada de noz-moscada
1 caixinha de creme de leite light
1 copo de requeijão light
3 claras batidas em neve
1/2 colher sobremesa de fermento em pó
Acessório:
Refratário alto, próprio para suflê, untado com manteiga ou Refrátario retângular

Modo de preparo:

Cozinhe os brócolis no vapor até ficarem macios. Ou cozinhe - os no micro-ondas por 4 minutos semi tampados, mexendo na metade do tempo. Pique grosseiramente e reserve. Em uma panela, aqueça a margarina. Doure o alho e a cebola. Acrescente os brócolis e refogue. Reserve. No liquidificador, bata as gemas, o leite e o amido de milho. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar um pouco, tempere com o sal e a noz-moscada. Junte o creme de leite, o requeijão, o fermento em pó  e as claras em neve delicadamente. Ponha  o brócolis, em uma forma própria para suflê untada com margarina  ou em um refratário retângular também untado com margarina e leve ao forno médio durante 30 minutos até ficar douradinho ou que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo. Sirva em seguida. 
Dica:Você pode substituir o brócolis por espinafre ou couve-flor.

É Bom Saber:

O Brócolis é uma hortaliça rica em vitamina C, importante para o sistema imunológico e absorção do ferro; vitamina A, essencial para visão e reprodução; fibras, necessárias para o bom funcionamento do intestino; cálcio, que participa da mineralização de ossos e dentes, além da regulação da pressão sanguínea; e ácido fólico, importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

Os carotenóides presentes em grandes quantidades no brócolis são o betacaroteno, luteína e zeaxantine. Estes são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas com o envelhecimento. Estes antioxidantes neutralizam os radicais livres, que causam danos às células saudáveis. Adicionalmente, algumas pesquisas já evidenciaram que o consumo desta hortaliça pode combater vários tipos de câncer, além de minimizar os riscos de catarata, reduzir o colesterol sérico e prevenir doenças cardiovasculares.

Fonte: http://naturezaviva.net.br/

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA