sábado, 4 de dezembro de 2010

Mini Panetones Ótima Opção Para Presentear Neste Natal




Bom Dia, estou  fazendo estas fofuras para presentear meus queridos amigos do Tai chi. Com uma receitinha dá para fazer 22 mini panetones e detalhe está massa é simplesmente maravilhosa, receita do programa do Daniel Bork. Leva iogurte natural o que deixa a massa super macia, também tem outro segredinho está massa não solta das mãos, fica meio mole o que deixa os panetones super macios e levemente úmidos é um show. Já ouvi falarem pra mim, não é mais fácil você comprar? Ai  respondo, caro que não, o prazer que dá em fazer e ver a arte final e ouvir os elogios depois compensam todo o trabalho, que nem é tanto assim. Eu amo cozinhar e inventar moda na cozinha, só gostaria que minha vida estivesse mesmo complicada para eu poder me dedicar mais. Um abraço e um ótimo final de semana! Vamos a nossa receitinha que é o que importa.

Faça uma Esponja Com:

1 potinho iogurte natural em temperatura ambiente
60g fermento biológico fresco (4 tabletinhos)

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes da Massa:

 ½ xícaras (chá) de leite1 xícara (chá) de óleo4 gemas1 xícara (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de essência de baunilha750 g de farinha de trigo1 colher (café) manteiga

Recheio opção 01: 
2 xícaras (chá) passas
1 xícara (chá) frutas cristalizadas

Recheio opção 02:( eu usei esta opção)
2 xícaras (chá) gotas de chocolate que possa ir ao forno

Modo de preparo:
  
Para a esponja: coloque todos os ingredientes em outra vasilha e misture bem até que fique homogêneo. Polvilhe farinha, cubra com filme plástico ou pano e deixe fermentar por 30 minutos em local aquecido. 

Preparando a Massa:

Acrescente os ingredientes da massa e também a esponja reservada com exceção da farinha e misture bem. Coloque a farinha aos poucos e vá sovando a massa até que fique bem misturada, mas pegando pegando um pouco  nas mãos. A massa deve ficar meio mole mesmo que é para o panetone fique bem macio e úmido. Então abra a massa, com as mãos mesmo e  coloque o recheio desejado, misture com as mãos de tal modo que o recheio fique absorvido pela massa. Coloque a massa  em cada forminha de mini panetones ou em uma forma grande . A massa deverá ser colocada um pouco mais que a metade, pois assim terá espaço para crescer. Reserve em local aquecido até que a massa cresça acima da borda do cartucho dois dedos. Depois dos panetones já crescidos, faça um corte em x com uma tesoura em cima da massa, coloque uma colher de manteiga e leve ao forno médio (250ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que os panetones estejam bem dourados.

Rendimento: 3 panetones de 500 g ou 22 mini panetones de 100 g


Boa Sorte e Feliz Natal!


Obs.: Essas forminhas você encontra "prontas" em casas próprias de artigos para bolos. Tipo Mercadão de Madureira.




27 comentários:

Vicios e Sabores disse...

que lindos! Realmente uma sugestão para presentear alguém.
Bjs
http://viciosesabores.blogspot.com/

Nereime disse...

Bete, sempre achei panetone super difícil de fazer...nunca tinha lido uma receita com iogurte.Eu uso iogurte em tudo oque é possível, principalmente em bolos pois suavisa a massa.
Estão lindos e fofinhos!!!Parabéns!
Tenha um final de semana maravilhoso.
bjs

Unknown disse...

Estão fantásticos...bjinhos
http://nacozinhadasonia.blogspot.com/

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

huuuuuummmm, menina será um super presente para a sua turminha de Tai Chi, todos irão amar, com certeza!
Essa receita eu não assisti, eu adoro esse programa, tem sempre dicas que se aproveitam, outro dia eu coloquei no blog uma outra receita de lá, se quiser ver está no link:

http://toca-dos-gatos.blogspot.com/2010/11/historia-do-pao-de-tom-receita.html

Essa sua eu já anotei.
Beijos querida, Boas Festas com muito sabor e arte!

Gina disse...

É tão bom fazer uns agradinhos com algo feito por nós! Você está certa, Bete.
Preciso me animar mais, o clima natalino ainda não veio para ficar, mas hoje fiz uns biscoitinhos de mel e amanhã vou decorar. Acho que vai ajudar a entrar no clima...
Tem sorteio da Mococa no blog, participe!
Bjs.

Auxiliadora disse...

Olá, adorei a receita vou fazer hoje mesmo...tenho feito várias, mas não sei porque meu panetone fica duro e pesado...não sei onde estou errando...sigo a receita direitinho....depois te conto....beijos de luz em seu coração!!!!

Anônimo disse...

Adorei a receita...vou fazer p vender...estava procurando uma recita mais macia e úmida...obrigada...

Solange Belém disse...

Oi Bete, bela idéia, gostei muito.
Abraços

Sol

Anônimo disse...

Olá, querida....será que você poderia me dizer porque meus panetones não ficam macios...onde será que estou errando???
Desde já agradeço sua atenção...
beijos de luz em seu coração!!!!

Auxiliadora disse...

Bete, pode esquecer o que disse sobre meus panetones ficarem secos e duros...essa sua receita é ma ra vi lho sa....eles ficaram lindos e deliciosos, fiz algumas adaptações para fazer um diet também...foi um sucesso....Muito obrigada mesmo por suas dicas..Que Deus te ilumine sempre para continuar nos presenteando.....Beijos de luz em seu coração!!!!!!

Betechef disse...

Nossa Maria Auxíliadora fiquei super contente, com a notícia. Adorei saber que deu certo, eu só coloco aqui as receitas que eu faço.
Tenha um ótimo domingo!

Márcia disse...

Oi, Bete.
Já comprei o material para fazer eta receita, me diga uma coisa vc usou essência de panetone e qual seria a quantidade.

Beijos depois conto como ficou

Márcia

Betechef disse...

oi Gente, me parece que me esqueci de colocar a quantidade de essência de panetone. São duas colheres de sopa e se por acaso não tiver, pode usar essência de baunilha.
Me desculpem, mas estou em contagem regressiva para o casamento do filhote na sexta.
Bjs e até breve!

Anônimo disse...

Nossa!!!! Que mimo!! Adorei esses panetones, ficam realmente uma fofura para presentear. A receita é bem mais simples dq pensei. Gostei mesmo, parabéns! Beijão.
http://nacozinhadothiago.blogspot.com

Ka Artes & Filhos disse...

OLÁ ESTAVA PASSEANDO PELA NET E VI SEU BLOG E ENTREI E AMEI NOSSA QUANTAS RECEITAS MARAVILHOSAS ESTOU COM AGUA NA BOCA E PASSEI A SER SUA SEGUIDORA PARABENS PELO SEU BLOG UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO


www.kaliziaartesfilhos.blogspot.com

Patrícia Holanda disse...

Oie, adorei a receita, vou começar a treinar para fazê-la no Natal.

Não entendi o que é Cartucho: "Coloque a massa em cada cartucho de panetone ou em forminha de mini panetonetones. Reserve em local aquecido até que a massa cresça acima da borda do cartucho dois dedos. "

Help! rsrs

Patricia disse...

No final da receita vc diz que é pra cortar em x e colocar uma colher de manteiga..........É uma colher de que ? em cada um???

Meu e-mail é patriciamariavieira@gmail.com

Fernanda disse...

Oi,eu fiz e eles ficaram muito lindos...
Mas nao renderam 22, e sim 18.

Outra coisa, acho que ficaram muito com gosto de fermento... sera que eu deveriater dissolvido o fermento na agua morna antes de colocar na massa?

Obrigada,

Meu email para contato: fwanderer@gmail.com

neuza disse...

Amei a receita com certeza vou fazer pra presentear e vender .

Unknown disse...

Adorei sua receita! Estava pensando em presentear meus colegas do trabalho este natal com algo assim ... vlw ;)

Juciene oliveira disse...

Oi a receita rende quantos panetones !!

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER A DURABILIDADE DA RECEITA.
ONDE POSSO GUARDA-LOS PARA NAO FICAREM DUROS.

OBRIGADA

Unknown disse...

Oi, gostaria de saber se posso fazer a esponja com fermento seco.

Jéssica disse...

Oi, gostaria de saber até que altura devo encher as forminhas antes de deixar descansando? E também como eu devo colocar a manteiga na massa após fazer o X em cima?
Vou ficar no aguardo, ta?
Agradeço desde já!!

Jéssica disse...

Oi, gostaria de saber até que altura devo encher as forminhas antes de deixar descansando? E também como eu devo colocar a manteiga na massa após fazer o X em cima?
Vou ficar no aguardo, ta?
Agradeço desde já!!

Betechef disse...

Olá Jessica Daiana,
Fui na receita e dei uma melhora nela. Quando sua dúvida é o seguinte: A massa deverá ser colocada um pouco mais que a metade, pois assim terá espaço para crescer.
Depois dos panetones já crescidos, faça um corte em x com uma tesoura em cima da massa, coloque uma colher de manteiga e leve ao forno médio (250ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que os panetones estejam bem dourados.

Obrigada pela visita! Volte Sempre!
Bjs!

Unknown disse...

Boa tarde. Fiquei com dúvidas na massa. Na esponja você coloca medida do trigo em xicara. Já na massa por grama. Como não tenho balança quantas xícaras de trigo usaria na massa?

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA